QoS

Numa empresa, uma hora ou outra surgirá alguém informando que o acesso a Internet está lento, mesmo aumentando o link de 1Mbit para 2, de 2 para 5, de 5 para 10 megabits de largura de banda e assim sucessivamente, haverão momentos de lentidão. Isto se deve, na maioria das vezes, aos downloads e/ou uploads de arquivos muito grandes. É muito comum um usuário baixar, CDs, DVDs, vídeos, músicas pela Internet da empresa. Algumas vezes legítimos e outros não. Também, não se pode esquecer de programas de gerenciamento de downloads que abrem diversas conexões simultâneamente, fazendo uma concorrência desleal com os outros usuários que abrem somente uma conexão.

Para impedir que tais downloads e uploads consumam toda a banda de rede disponível é necessário CONTROLAR O TRÁFEGO que entra e que sai. No GNU/Linux, o comando utilizado para isto é o TC (Traffic Control). Ao falar em controlar o tráfego de rede tem-se a impressão de impedir ou permitir um determinado tráfego que pode ser feito facilmente com o comando IPTABLES, mas o que o IPTABLES faz é FILTRAR O TRÁFEGO e não CONTROLAR.

Então, como controlar um download e/ou upload para não consumir(em) toda a largura de banda disponível na rede? Se formos ao pé da letra de questões técnicas, para conseguirmos diminuir ou aumentar a largura de banda de uma rede, pois precisaríamos realizar mudanças físicas no material usado na contrução do cabo de comunicação com a Internet ou com a LAN.

O que se pode fazer é controlar o tráfego colocando regras da seguinte maneira, por exemplo, se o trafégo for HTTP, ter como origem a Internet e destino a LAN (ou seja, um download), diminua o trafego para 300kbit. Assim, se tivermos uma largura de banda de 1Mbit (1000Kbit), 700kbit ficará livre. Aparentemente, houve uma diminuição da largura de banda, mas isto é só aparência, pois na verdade a largura de banda ainda continua a mesma, ou seja, 1Mbit.


Procura

Posts Recentes

Comentários Recentes

Arquivos

Categorias